drarosyane.clinicaoncologica@gmail.com    |   

O que são marcadores tumorais?

O que são marcadores tumorais?

Marcadores tumorais ou biológicos são substâncias encontradas no sangue, na urina, nos fluidos corporais e até nos tecidos. Podem estar presentes em grandes quantidades quando um câncer está presente no corpo, de modo que funcionam como indicadores da doença. 

Esses marcadores podem ser produzidos tanto pelo próprio tumor quanto pelo organismo em resposta à presença do câncer. Trata-se de proteínas ou pedaços de proteína, incluindo antígenos de superfície celular, proteínas citoplasmáticas, enzimas e hormônios.

Os marcadores tumorais variam entre os que são vinculados a apenas um tipo de câncer e os que são vinculados a vários. Para verificar a presença deles, basta que o paciente se submeta a um exame de sangue ou urina. 

A exceção neste quadro é que doenças benignas também podem aumentar os níveis de marcadores tumorais. Além disso, nem todo organismo necessariamente apresenta um aumento de marcadores. Por isso nem todos os marcadores podem ser usados como indicadores de tumor. Os médicos, então, levam em conta o histórico do paciente, exames físicos, laboratoriais e de imagem. 

Mas então sob que indicações exatamente o médico solicita exames para encontrar os marcadores tumorais? 

- Suspeita ou confirmação de um determinado tipo de câncer

- Acompanhamento após o tratamento

- Suspeita de recidiva tumoral

Porém, os marcadores não estão indicados para pesquisa ou rastreamento do câncer, apenas quando já há uma desconfiança concreta. A boa notícia é que, com o avanço tecnológico, pesquisadores já começam a desenvolver novos tipos de marcadores tumorais, usando padrões dos genes ou proteínas no sangue. 

Fonte:Medical Site

18 de Abril de 2019