drarosyane.clinicaoncologica@gmail.com    |   

O paciente oncológico também pode aproveitar as festas de fim de ano

O ano de 2019 sai de cena devagarinho e o prenúncio de 2020 traz consigo toda a expectativa de um ano bissexto no século XXI. É justo celebrar com os nossos essa virada que começa a partir do Natal, na última semana de dezembro. E é mais justo ainda que o paciente de câncer também comemore e cultive expectativas para o novo ano - mas sem esquecer os limites que o corpo impõe no momento, já que está mais predisposto a náuseas, enjoos e diarreias.

A boa notícia é que é possível sim aproveitar as confraternizações familiares, os encontros com os amigos, as férias e, principalmente, os cardápios apetitosos sem burlar o tratamento contra a doença. Confira:

Alimentação

As ceias nas festas de fim de ano são sempre fartas e atraentes, praticamente uma permissão para sair da dieta e exagerar na balança. O paciente oncológico não precisa se privar disso, mas deve ficar de olho na quantidade e no equilíbrio. Por exemplo, está permitido comer pratos como peru e chester, mas a sugestão é que as carnes também venham acompanhadas de legumes e verduras. O mesmo vale para as sobremesas e se houver frutas da estação, melhor ainda.

Bebidas

As terapias (quimioterapia e radioterapia) contra o câncer são geralmente agressivas e debilitam a saúde de forma geral. Assim, álcool e tratamento oncológico realmente não combinam, mas isso não significa que não dá para brindar a chegada do novo ano com uma tacinha de champanhe. Não dá pra exagerar, é só para brindar mesmo. E para continuar no clima, a sugestão é substituir o álcool por sucos de frutas bem gelados.

Exposição solar

O Natal e o Ano Novo coincidem com a chegada do verão e tomar sol pode ser muito benéfico à saúde, pois sintetiza a vitamina D no organismo - fundamental para a conservação dos ossos e das funções neuromusculares. Porém, o sol também pode ser nocivo, especialmente quando não nos protegemos nos horários mais críticos, entre 10h e 16h.

Dá para aproveitar os benefícios do astro-rei, desde que em horários adequados e com a pele devidamente protegida por filtros solares com FPS mínimo de 30, além de proteção física (chapéus, bonés, óculos escuros, roupas leves e fechadas etc) - mesmo em dias nublados. Feito isso, o paciente está pronto para aproveitar o sol de verão e caminhar, andar de bicicleta, ir à praia, curtir as férias e, quem sabe, já emendar uma atividade física que possa levar mais a sério no próximo ano? 

Hidratação

Nosso clima é tropical e o verão pede um pouco mais de hidratação. Deve-se investir na ingestão maciça de líquidos (inclusive água) e em hidratantes para o corpo e rosto.

Estado de espírito

A chave da cura está também na mente e nas emoções. Quanto mais tranquilo, sereno e feliz estiver o paciente oncológico, mais fácil será seu caminho. Medite, socialize, esteja empenhado nas coisas que levantam seu astral. O ano que vem é apenas uma consequência de como vivemos o anterior.

Feliz Natal e Boas Festas!

Fonte: Medical Site

19 de Dezembro de 2019