27 de Novembro - Dia Nacional de Combate ao Câncer | A importância de se prevenir

O câncer é a segunda principal causa de mortes no Brasil e no mundo, perdendo apenas para as doenças cardiovasculares. Embora nem sempre o prognóstico seja positivo, em alguns casos, as chances de cura são altas se o diagnóstico for precoce. Por conta disso nasceu o Dia Nacional de Combate ao Câncer, em 27 de novembro de 1988. O Ministério da Saúde instituiu essa data para alertar e conscientizar a população a respeito da prevenção contra a doença.

Os casos de câncer no país estão frequentemente ligados a maus hábitos de vida, incluindo decisões alimentares pouco saudáveis e rotina sedentária. São características mais comuns em regiões menos desenvolvidas, por isso a incidência tende a aumentar nesses lugares. No Brasil os tipos de câncer que lideram o ranking são: de pele, próstata, mama, traqueia, brônquios e pulmão, cólon e reto. Entre as mulheres, o câncer de mama costuma ser o mais fatal. Já entre os homens, o de pulmão é o maior responsável pelos óbitos.

Mas atualmente, o diagnóstico da doença não é mais uma sentença de morte - entre 30% e 50% dos cânceres podem ser prevenidos. A estratégia é conhecer os fatores de risco e, ao mesmo tempo, investir num estilo de vida mais saudável, veja: evite fumar e beber, pois o cigarro é rico em substâncias tóxicas e cancerígenas, já o álcool está relacionado com câncer de boca e esôfago; adote uma alimentação balanceada, rica em vegetais, frutas e verduras, reduzindo o consumo de alimentos gordurosos e processados; pratique atividades físicas pelo menos 30 minutos por dia, pois já é o suficiente para sair da zona de risco; use filtro solar, especialmente nos horários em que o sol oferece mais risco, entre 10h e 16h; homens e mulheres devem realizar exames preventivos e indicados pelo urologista e ginecologista, respectivamente.

Em dias como esses, além de levar informação e orientação sobre as formas de prevenção, diagnóstico e tratamento da doença, as sociedades brasileiras de oncologia promovem ações voluntárias com os profissionais da saúde que envolvem desde testes preventivos (PSA, mamografias e tomografias) e palestras gratuitas até vacinação. Procure saber sobre as atividades de conscientização na sua localidade - faça parte da luta e não das estatísticas.

27 de Novembro de 2019