(12) 3951-7037 | (12) 99797-1779

drarosyane.clinicaoncologica@gmail.com

Blog

Câncer de Pele Melanoma

O melanoma pode começar como uma espécie de pinta ou mancha sobre a pele (um pequeno tumor cutâneo pigmentado ou colorido), mais frequente nas partes do corpo que ficam expostas ao sol. Geralmente os tumores são de cor marrom ou preta, mas alguns melanomas não são pigmentados e essa “pinta” pode aparecer nas cores rosa, bege ou branca. A pele de qualquer parte do corpo pode apresentar o desenvolvimento do melanoma, como palmas das mãos, unhas e sola dos pés. Entretanto, o melanoma é mais comum no tronco (especialmente nos…
Compartilhar nas redes sociais:

Nutrição oncológica: a importância para o tratamento

Na batalha contra o câncer, há muito mais munição do que os tratamentos tradicionais com drogas ou radioterapia. Entre elas está a alimentação, que pode ajudar o paciente a se fortalecer, inclusive para enfrentar os efeitos colaterais do próprio tratamento, que pode ser agressivo para o organismo. A nutrição oncológica contribui com orientações e intervenções para que o paciente mantenha o melhor estado nutricional possível, com a adequação da dieta e controle dos sintomas. Dependendo do tipo e da localização do tumor, além do tipo de tratamento escolhido, seja com…
Compartilhar nas redes sociais:

Câncer de Endométrio

Cerca de 90% das pacientes diagnosticadas com câncer de endométrio têm sangramento vaginal, com sangramento entre as menstruações ou após a menopausa. Esses sintomas também podem ocorrer em algumas condições não relacionadas ao câncer, mas é importante consultar imediatamente um médico sempre que tiver algum sangramento irregular. Se você já passou a menopausa, é importante relatar qualquer sangramento vaginal, mancha ou corrimento anormal ao seu médico. Como a maioria das pacientes descobre o tumor no início, ele é muito curável e possui vários recursos de tratamento, mas em boa parte…
Compartilhar nas redes sociais:

ENDOMÉTRIO

Ao contrário do câncer do colo uterino, em que o exame de Papanicolaou possibilita identificar lesões pré-malignas, não existe exame semelhante para o câncer de endométrio. Dessa forma, trata-se de doença que exige controle clínico e exame ginecológico periódico, com especial atenção àquelas mulheres com maior risco ou com sangramento anormal, especialmente na menopausa. Evitar situações de risco, como a obesidade, controlar adequadamente a pressão arterial e o diabetes, estabelecer dietas pobres em gorduras animais e ricas em frutas e vegetais e praticar exercícios físicos regularmente são medidas preventivas que…
Compartilhar nas redes sociais:
Página 1 de 3

Escolha um dos nossos consultórios: